Report
Carreira

Grupo Mitrelli investe em formação e desenvolvimento de carreiras

Andrade Lino
12/8/2017

Andrade Lino

Andrade Lino é redator e fotógrafo do Canal ONgoma. Com uma forte sensibilidade artísica, nas artes visuais e música, concilia o trabalho com o curso superior de Língua Portuguesa e Comunicação.

Foto por:
Andrade Lino

O Grupo Mitrelli lançou, nesta quarta-feira, em Luanda, o Plano de Formação e Desenvolvimento de Carreira, através do qual os seus funcionários terão a oportunidade de participar de  conjunto de acções de formação e treino em diversos áreas-chave. O acto teve lugar na Escola Nacional de Administração (ENAD), resultante de uma parceria estabelecida recentemente com a mesma instituição.

Este programa, que surge numa fase de pressão devido  à crise financeira, motivada pela descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais e a escassez de divisas, que continuam a colocar em cheque os projectos de muitas empresas, de acordo com uma nota partilhada com a imprensa, tem como principal meta proporcionar aos colaboradores do Grupo Mitrelli as condições necessárias para o melhoramento do seu desempenho.

‍Ferreira, Director de Comunicação e Imagem do Grupo Mitrelli

Entretanto, para Fernando Ferreira, Director de Comunicação e Imagem do Grupo Mitrelli, que apresentou o evento, o objectivo deste programa de formação é precisamente o de alinhar o capital humano da referida organização com as suas prioridades e com a sua ambiciosa visão, que é ser líder na criação e desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios colocados em países em vias de desenvolvimento e, também, criar as condições para um adequado desenvolvimento de carreiras profissionais no Grupo.

 Otheniel Nasicmento,  Director de Recursos Humanos do Grupo Mitrelli
“Acreditamos que conseguimos a parceria correcta e mais adequada, tendo em conta a experiência e o know-how naquilo que é a matéria de formação da ENAD”, declarou.

Em entrevista ao ONgoma, Otheniel Nasicmento, Director de Recursos Humanos do Grupo Mitrelli, afirmou que este plano visa, precisamente, criar a possibilidade de fazer a promoção de quadros nacionais e possibilitar o crescimento para as pessoas, tendo realçado que o objectivo é que, a longo prazo, as pessoas façam parte do Grupo Mitrelli, no decorrer de várias décadas, “se possível”, e que, portanto, “por forma a criar esse tipo de desenvolvimento de carreiras, é preciso passar as ferramentas e conhecimentos necessários às pessoas, e isso só é através da formação e capacitação”.

Inicialmente, a primeira fase deverá decorrer num prazo de doze meses, sendo que em relação à segunda fase será feita uma avaliação daquilo que serão as metas alcançadas na primeira e, consequentemente, realizar um diagnóstico antes de tornar funcional o plano de acção necessário para a segunda fase.

Segundo o responsável, o objectivo é englobar o máximo de colaboradores, possivelmente todos os funcionários do Grupo Mitrelli, nacionais e estrangeiros, mas com maior foco nos funcionários locais.

“As motivações para a formação são individuais e vamos albergar pessoas de diversas origens. Nesse caso, alinhámos as solicitações feitas pelos colaboradores, de acordo com aqueles que são os nossos objectivos corporativos. Então, tentámos encontrar aqui um pequeno ‘casamento’ naquilo que são as formações ou áreas de necessidade mútuas, e foi nesse sentido que foram seleccionados os cursos”, explicou, e considerou a parceria como sendo das melhores.

“Acreditamos que conseguimos a parceria correcta e mais adequada, tendo em conta a experiência e o know-how naquilo que é a matéria de formação da ENAD”, declarou.

Otheniel Nascimento acrescentou ainda que o plano de formação implica a realização de aproximadamente três cursos por mês, do qual farão parte trinta a quarenta pessoas, em horário pós-laboral, de duas a três horas por dia.

“O programa inclui mais de 20 cursos em diversas áreas, designadamente Inglês, Português, Práticas e Técnicas Administrativas, Marketing, Negociação e Fidelização, Organização de Eventos, Planeamento, Gestão e Controlo Financeiros, Gestão de Projectos, Tecnologias de Informação, Gestão de Armazéns e de Stocks e Gestão de Frotas, entre outras”, citou.

Presente em Angola há mais de 25 anos, o Grupo Mitrelli, de origem israelita, é especializado em projectos chave-na-mão em áreas tão diversas como agricultura, construção, saúde, educação, abastecimento de água e produção de energia eléctrica, entre outros. Em 2006, o Grupo criou ainda a Fundação Arte e Cultura, através da qual cumpre o seu compromisso de responsabilidade social em Angola.